Esse texto é o inicio de um livro, nunca irei acabá-lo, não tenho capacidade de tal feito. Será um livro sem fim, e até mesmo o inicio é bem pequeno, talvez possa ser chamado de ensaio. O ensaio a sociedade. No livro eu planejava discutir idéias do 'porque escolhemos viver em sociedade?', 'porque esse modelo de sociedade?' e etc. Hoje vejo que não passaram de palavras, pensamentos e idéias que nunca ganhariam forma porque tenho um problema serio, nunca termino o que começo. Tenho dificuldades em terminar o que comecei. Isso por vários motivos que não vem ao caso no momento. Agora deixo vocês com um breve ensaio da sociedade.
Obs.: Considere que esteja incompleto. É um rascunho. Posso unir ele a outra teoria que postei no dia 18/0807 – Teoria da Atitude Humana. Existe a Introdução mais ela esta muito feia e não publicarei.
Capitulo I
O problema esta todo no modo como escolhemos viver em sociedade. Durante dias pensei que o problema fosse 'a sociedade' mas, agora vejo que é no 'modelo' de sociedade que os Seres Humanos escolheram viver. Por enquanto, o que eu percebo é um modelo sujo corrupto e individualista.
Sujo no modo como ele influência as pessoas, fazendo com que elas tenham desejos passageiros, quando alguém sente vontade de comprar ao possuir algum objeto sem que haja uma verdadeira necessidade; é um desejo passageiro. Passageiro porque o desejo pega "carona" no caráter das pessoas sem que elas percebam, e assim o desejo passa de pessoa em pessoa. O modo como a sociedade transmite esses desejos é outro assunto e iremos discutir em outro capitulo.
Corrupto porque ela nos submete a necessidade de conquistar e possuir cada vez mais poder (poder em todos os sentidos, não só o político e o econômico). Iremos usar como exemplo o modelo mais óbvio a política. Dentro da política quanto mais poder de conquista mais se deseja, quanto mais poder se da a um individuo sobre o Estado mais poder ele quer. Nesse inicio qualquer relação que exista controle de uma parte sobre a outra ou ambas as partes, consideraremos como poder; resumindo, iremos generalizar.
Individualista porque as pessoas estão mais preocupadas com o que elas vão ganhar de imediato, após realizar alguma tarefa. Quase ninguém se importa com o outro, o próximo. Somos parte da natureza, e a mesma necessita que todos os seus elementos estejam unidos. Seres Humanos, Macacos, Leões, Árvores, e etc.
Um comentário:
pode me chamar de hippie, afinal, meu maior sonho era mesmo ter sido uma flower child... e concordo com você, dulfo (bonitim o apelido, gostou?): o caminho que o homem inventou para sobreviver foi uma tremenda cilada, uma escolha errada.
acho que quem inventou o homem o fez para ser livre e morar em cavernas. para conviver numa boa com a natureza. para ser feliz. e hoje esse inventor deve estar muito frustrado com o quê nós nos tornamos... não?
teve a tal festinha na sua casa? ontem meu curso foi muito legal. depois teve cervejada no Ilha do Sol. só faltaram você e o marcel... saudade docês dois.
me liga depois para contar as novidades e também pra gente armar alguma coisa. meu fígado ainda está inteiro e agüenta mais cerveja.
beijos da turca lânguida.
Postar um comentário