quarta-feira, 4 de abril de 2012

O senhor e o jovem

Será que agora volto?! Sem sono e sem fome, eu quero ser mais um moço errante. São 04h da madrugada de uma quarta. Cheio de insonia e imaculado pela inocência de uma criança. Eu sou uma criança! Declamo um monologo sobre minhas inconstâncias.

(silêncio)
UM JOVEM CHEGA AO PALCO E ANUNCIA.

- Caros telespectadores (Telespectadores?!?! Hã?), estou aqui para anunciar a volta dos que estão ainda sentados aqui atrás do palco. Medo de sair e vergonha de errar. Mas quem não erra caro amigo? O sol?! Que nasce todo dia no mesmo horário e no mesmo canal. A lua que se põe todo dia na mesma estação e no mesmo coração.

- Não, não senhor. Tenho palavras para serem ditas e vontade para serem mostradas. Mas será que elas são tão reais quanto imagino. Um Ser Humano tem o direito de esconder. Afinal não brincamos de esconde-esconde quando criança. Mas porque ser um armador se posso ser um defensor. Defendo a vontade de ser sincero e ser honesto. Mas até que ponto isso é bom?!

O SENHOR CAI NO CHÃO EM DESESPERO PROFUNDO.

- O senhor está confuso? A vida é assim, cheias de altos e baixos. Tem medo de perder ao se expor? Mas todo mundo se expõe todo dia. Porque tem medo de ser quem é?! Você é tão lindo ou tão feio quanto e como todo mundo no mundo inteiro. Diga, se eu não estivesse aqui falando isso para você, aonde estaria?! Falando isso para outro? Não, estaria no seu lugar, com medo de viver e crescer. Mas é assim, um dia de chuva para uma semana de sol. Siga sem medo, seja você mesmo e viva!

- Agora entendo, estou aqui deitado no chão, perdendo sangue e tempo para saber como me comportar. Estou com medo, ansioso, angustiado, querendo o que nunca terei, só para amanhã ser mais normal?! É isso mesmo? A vida é assim? Tão confusa e intensa? Eu consigo ver claramente o que me fala, jovem. Estou velho e com a botas partidas. Não tenho mais casa e nem mesmo...comida. Mas tenho o que todo mundo queria ter...AMOR!!!

- Mas meu senhor, não escutou nada do que disse! Isso é bobagem, bobagem e bobagem! Não vê que estou tentando te ajudar e o senhor me vem falar de AMOR! A...M...O...R! Acho que não tenho mais nada a dizeres. O senhor agora está sozinho. Viva assim mesmo, como desejas e como suas próprias decisões. Não tenho tempo para brincadeira, sou um jovem muito ocupado. Te vejo outro dia, quando eu não tiver mais tempo e for um velho como o senhor. Quando o sol nascer ao contrario e as nuvens afagarem meus cabelos.

PASSOS LARGOS SAEM RÁPIDO PARA LONGE DO SENHOR QUE NO FUNDO FICA DEITADO COM UMA CARA DE DESENTENDIDO.

- Acho que os jovens estão perdidos. Não param para ver que a vida é muito mais que um bom negocio. Não param para decidir entre o dia e noite. Mas entendo, eu aqui, perdido, sem saber qual decisão tomar, querendo somente uma ajuda. Pensei que poderias me ajudar.

(luzes apagando lentamente)

Enfim...volto aqui para o mundo aonde nunca sai. Minha paixão se chama Ana Lívia e tudo o que nela existe eu amarei. Porque se Deus existe, ele colocou ela em meu caminho por um motivo. Não quero ser mais dramático ainda e nem chato, só espero não ferir meu amor como já me feriram uma vez. A dor é de insuportável. Só espero poder respeita-la, hora-la e ama-la sendo a última vez da minha vida. Eu encontrei meu par, meu lar, meu porto. Até então não acreditava em amor. Ela me fez ver o que é o amor, as vezes inseguro, as vezes confortável. As vezes confuso, as vezes harmonioso. E assim vamos vivendo...crescendo e aprendendo. Até que um dia...um dia...enfim...um dia tudo vire uma enorme alegria.

Nenhum comentário: